terça-feira, 30 de junho de 2009

Próximo adversário: NEC (Navegantes)


O próximo adversário do Juventus é o time considerado por muitos como o pior da competição. E além disso, já criou uma certa antipatia geral, por protagonizar papelões que mancharam o futebol catarinense.

O Navegantes não sabia onde ia jogar até uma semana antes da estreia. Ninguém tinha notícias sobre o time. E no dia da estreia, em Concórdia, aquela cena pitoresca do presidente Egon da Rosa e mais cinco jogadores querendo jogar. Resultado: W.O. a favor do Concórdia. Todos esperavam uma pronta punição ao time, mas, nada disso, e o NEC jogou a segunda rodada.

Como não conseguiu estádio em lugar nenhum, acabou ganhando uma colher de chá da FCF e ficou com o mando do Estádio das Nações, em Balneário Camboriú. Aí está o papelão nº 2: no jogo contra o Porto, "em casa", o borderô assinalou público ZERO. Isso mesmo, ninguém pagou ingresso, e o NEC tinha apenas três reservas, sendo que nenhum era goleiro. O resultado até foi apertado, derrota por 2 a 1 e um jogo cheio de violência.

E na última rodada, já com seis jogadores no banco, o NEC, foi até Videira e apanhou, após sair na frente. 5 a 2 pro Videira. De destaque pode-se apontar, pelo fato de ter feito dois gols em dois jogos, o atacante Thiago, que sinceramente não sei de onde veio e nunca vi jogar na vida, mas, é o artilheiro do time até aqui.

No mais, até pela absoluta falta de informação sobre o NEC, tudo conspira a favor do Juventus. Estádio neutro, onde inclusive espera-se mais torcida jaraguaense que do Nec; adversário desorganizado estruturalmente; time tecnicamente fraco. O Juventus pode até não golear, mas, dificilmente deixará escapar mais três pontos. Se fosse jogo da Loteria Esportiva, era aquele pra cravar seco na coluna 2.

Lembrando que o jogo está marcado para Domingo às 15h30, isso se não resolverem mudar, já que o último jogo do Nec em casa foi às 10h30 da manhã, e pra piorar, o policiamento não chegou a tempo, atrasando o jogo em meia hora, configurando no papelão nº 3 do NEC em apenas três rodadas.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Artilharia atualizada da Segundona


De acordo com as súmulas da FCF, os matadores da segundona são, após três rodadas:

5 gols
Alan - CFZ Imbituba

4 gols

Bugrão - Hercílio Luz

2 gols

Edson Rosa - Camboriú
Dudu, Téio - CFZ Imbituba
Indião - Hercílio Luz
Douglas - Joaçaba
Thiago - Navegantes
China - Porto
Donizete - Videira

1 gol

Carlinhos, João Paulo - Camboriú
Gaúcho, Piola, Guilbert - Concórdia
Jersinho - CFZ Imbituba
Heitor, Alexandre - Joaçaba
Danilo, Thiago Costa, Wesley, Lourival - Juventus
Allan - Navegantes
Juninho - Porto
Padilha - Próspera
Lucas, Eraldo, Jorge Luiz, Bill, Somália - Videira

Gols Contra

Teio - CFZ Imbituba (para o Camboriú)

Até o momento, sem contar o jogo Concórdia x Nec, são 46 gols em 14 jogos. Com uma excelente média de 3,28 gols por jogo.

Catarinenses no brasileirão

Mais um fim de semana ruim pro futebol catarinense nos brasileiros das Séries A, B e C.

Na A, o Avaí conseguiu perder pro time reserva do Cruzeiro. Continua na zona de rebaixamento. E mostrou que precisa urgentemente de homens de frente pra botar a bola pra dentro.

Na B, o Figueira perdeu mais dois pontinhos em casa. Pontos que podem fazer falta no fim da competição, ainda mais que o adversário é rival direto ao acesso, o Vasco. Na Série B é importantíssimo não desperdiçar pontos em casa. Agora o alvinegro tem que correr atrás do prejuízo longe de casa.

Na C, mais uma derrota do Marcílio, no caldeirão do Brasil de Pelotas. Resultado normal, embora ruim, já que assim o Marinheiro praticamente dá adeus às chances de classificação. A briga agora é direta com o Criciúma contra o rebaixamento. O Tigre trouxe o bom técnico Itamar Schulle, mas, ele não pode fazer milagres com o que tem. Seria trágico ver o Tigre caindo pra 4ª divisão nacional, cinco anos depois de chegar a estar na ponta da tabela na Série A. Queda vertiginosa, à lá Santa Cruz.

E no próximo fim de semana começa a trajetória de Brusque e Chapecoense na Série D. Campeonato de tiro curto. Não há espaço pra desperdício de pontos em casa. Perdeu em casa, é obrigado a ganhar fora, caso contrário, bye-bye. A Chapecoense vem se preparando bem, e estreia contra o complicado time do Ypiranga de Erechim, que fez um bom Gauchão. Os outros dois da chave são incógnitas: Londrina, que foi mal no Paranaense, e Naviraiense, que disputa as finais do Mato Grosso do Sul. Já o Brusque tem pela frente o São José de Porto Alegre, o Pelotas, que está na segundona gaúcha, e o vice-campeão paranaense, Corinthians-PR, ex-J.Malucelli, que é teoricamente o time mais forte da chave. Acredito que os dois catarinenses podem passar dessa fase, salvando por enquanto a honra dos catarinenses...

domingo, 28 de junho de 2009

Hercílio Luz cai no Paraná

Fechando a rodada ontem a noite, em União da Vitória, o Porto quebrou a invencibilidade do Hercílio Luz, vencendo por 1 a 0, com um gol de Juninho aos 43 do segundo tempo.
Agora os dois times tem 6 pontos ganhos, assim como o Concórdia. O time do oeste tem 3 de saldo, o Leão tem 2 e o Porto tem 1.

Lembrando que o Hercílio Luz é o próximo adversário do Juventus em Jaraguá. Antes tem o Navegantes em Balneário Camboriú.

sábado, 27 de junho de 2009

3ª rodada da segundona

Até o momento, quatro jogos encerrados e um ainda em andamento.

Concórdia 3x1 Camboriú (Gaúcho, Gilbert e Piola; Edson Rosa)
Videira 5x2 Navegantes (Jorge Luiz, Bill, Eraldo, Somália; Thiago, Allan)
Joaçaba 0x1 Imbituba (Dudu)
Juventus 1xo Próspera (Lourival)
Porto x Hercílio Luz - Em andamento, começou as 19 horas.

1-CFZ Imbituba - 9 (saldo 9)
2-Juventus - 9 (saldo 3)
3-Hercílio Luz - 6 (saldo 3) *
4-Concórdia - 6 (saldo 3) **
5-Videira - 4 (saldo 2)
6-Porto - 3 (saldo 0) *
7-Camboriú - 3 (saldo -2)
8-Próspera - 1 (saldo -7)
9-Joaçaba - 0 (saldo -4)
10-Navegantes - 0 (saldo -7) **

*Porto x Hercílio Luz não terminou até o fechamento desta
**Concórdia x NEC: W.O. para o Concórdia, considerado como 3x0.

Ataque 1x0 Retranca: Juventus vence o Próspera


Treino de ataque contra defesa. Já ouviu falar? Foi o que se viu no João Marcatto hoje nesta tarde fria e chuvosa. Aliás, a chuva fez o público diminuir. Apesar disso, pode-se dizer que o público foi bom, já que as cobertas estavam bem cheias. Esperamos um tempo melhor para o próximo jogo em casa...

O Próspera fez jus àquele ditado de que "cachorro mordido por cobra tem medo até de linguiça", e após ser humilhado em casa na rodada passada, veio para não repetir o vexame, e jogou com os 11 jogadores no seu campo de defesa, raramente subindo ao ataque.

O Juventus dominou completamente a partida, e só não fez mais porque teve trabalho pra furar a retranca, e quando furou, abusou do direito de perder gols, principalmente no segundo tempo, quando o domínio foi ainda mais acentuado, após as mexidas de Pingo.

O gol aos 43 do segundo tempo foi um prêmio à insistência. Lourival bateu da entrada da área com categoria, sem chances pro goleirão. O camisa 9 do Juventus ainda teve um gol seu anulado por um suposto impedimento, que levantou dúvidas.

O técnico Pingo terá trabalho pra montar o time, já que os três que entraram no segundo tempo jogaram muito bem. Serginho tem vaga no time titular, ele simplesmente dominou o meio campo assim que entrou. Rafinha, meia-atacante, deu mais mobilidade ao ataque do que o apagado Flávio Faroni, e o jovem coreano Kim, já caiu nas graças da torcida, e igualmente incendiou o ataque. O zagueiro Cris, que estreou, não teve trabalho, mas, mostrou-se firme e com ótimo posicionamento, ganhando a posição de titular daqui pra frente ao meu ver. E o lateral direito Fábio Pará mais uma vez fez boa partida, buscando a todo tempo a linha de fundo.

O time ainda precisa calibrar mais o pé na hora de finalizar. Parece faltar confiança para o chute. Mas, já percebe-se que o time está ganhando um padrão de jogo, e mostrou mais entrosamento. Boas tramas do meio pra frente puderam ser vistas, diferente da partida anterior.

O Juventus parece estar no caminho certo. Vai fazendo o seu papel, ganhando três pontos a cada rodada, se mantendo 100%, apesar das vitórias magras. O próximo adversário é parecido com o Próspera: o Navegantes, o time mais desacreditado do campeonato. O jogo é em Balneário Camboriú e tem tudo para ter mais torcida do Juventus, já que o NEC nem torcida tem. Será jogo em campo neutro e o Juventus é amplo favorito pra mais três pontos.

Ficha técnica: Darci; Fábio Pará, Cris, Luiz Eduardo (Serginho) e Tobias; Marquinho, Edson Galvão, Danilo (Kim) e Flávio Faroni; Thiago Costa (Rafinha) e Lourival. Técnico: Pingo.
Gol: Lourival, aos 43 do 2º tempo.

Cartões amarelos: -

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Próximo adversário: Próspera

Neste sábado às 15h30 no João Marcatto, o nosso Juventus recebe o tradicional Próspera (na foto, de vermelho), o "time da raça". O clube criciumense vem de uma goleada sofrida em casa por 6 a 0 para o Imbituba, além do vexame de não ter adequado o seu estádio de acordo com as determinações da polícia, que acabou por isso, atrasando o jogo em 1h30.

Na estreia, o Próspera conseguiu um bom resultado, ao empatar em Videira, contra o time da casa, em 1 a 1 com um gol do atacante Padilha. Aliás, o "artilheiro" é o principal destaque do time, além dos meias Repaly e Junior. Eles já estão há duas temporadas no time do Estádio Mario Balsini. O técnico é novato na área, mas, muito conhecido da torcida catarinense: o ex-zagueiro de Criciúma, Corinthians e Seleção brasileira, Alexandre Lopes.

A fase preparatória do Próspera não foi das melhores. O time jogou a "Taça Cecrisa", contra times amadores, e fez uma campanha ruim, escapando do rebaixamento nas últimas rodadas, e o elenco é praticamente o mesmo. Novidade no time é o lateral esquerdo Evando, que saiu do Criciúma por indisciplina.

Por todos esses fatores somados, o Juventus é amplamente favorito pra vencer. Mas, todo cuidado é pouco. Times que vem de resultados negativos como o caso do Próspera, podem tanto estar abalados e tomar outra sacolada, como também podem vir mordidos e se recuperar.

Vale lembrar que, em 2007, o Juventus aplicou uma goleada de 8 a 1 sobre o Próspera, lá no sul do Estado, e na volta, aqui em Jaraguá, o time da raça venceu por 4 a 2 de virada, resultado que desencadeou um protesto da torcida juventina na ocasião, já que o time criciumense estava matematicamente rebaixado naquela altura do campeonato.

Foto: João Manoel Neto - Portal Engeplus

Reforços

O Juventus anunciou ontem mais dois nomes pra reforçar o elenco. São eles o zagueiro Cris, que veio do Osasco, campeão da Série A3 Paulista, e o meia Rafinha, que veio do Misto, do Mato Grosso do Sul, time que enfrentou o Corinthians na segunda fase da Copa do Brasil neste ano. Outro que é aguardado é o também zagueiro André Bocão, que vem do Tigres-RJ. Ele já foi anunciado mas ainda não foi apresentado oficialmente.

Por outro lado, uma baixa: o bom zagueiro Felipe Oliveira, que veio do time vice-campeão brasileiro sub-20 do Sport, foi embora. Ele recebeu uma proposta irrecusável do futebol português e acertou sua saída numa boa.

O Próspera também te sua novidade. O próximo adversário do Juve trouxe o lateral-esquerdo Evando, que estava no Criciúma e foi dispensado por indisciplina.

3ª rodada da Segundona com horários alterados


A terceira rodada da Segundona, que de Especial não tem nada, continua toda no sábado, mas, dois jogos mudaram de horário.

O Joaçaba vai mais uma vez dividir o estádio Luiz Leoni, do Videira, com o time da casa. O JAC entra em campo as 11 horas da manhã (isso mesmo, em pleno sábado de manhã) pra encarar o Imbituba CFZ, enquanto o VEC permanece com o horário das 15h30 quando encara o Navegantes.

O outro jogo alterado é o de União da Vitória, onde o Porto encara o Hercílio Luz, às 19 horas. Já Juventus x Próspera, e Concórdia x Camboriú continuam com horário marcado para as 15h30.

Se os três líderes vencerem, e o confronto de Concórdia ficar emapatado, os líderes já abririam 5 pontos de vantagem pros demais, o que é uma diferença significativa para apenas três rodadas.

Até o momento a classificação é a seguinte:
1-CFZ Imbituba - 6 (saldo 8)
2-Hercílio Luz - 6 (saldo 3)
3-Juventus - 6 (saldo 2)
4-Concórdia - 3 (saldo 1)*
5-Camboriú - 3 (saldo 0)
6-Porto - 3 (saldo 0)
7-Videira - 1 (saldo -1)
8-Próspera - 1 (saldo -6)
9-Joaçaba - 0 (saldo -3)
10-Navagantes - 0 (saldo -4)*

*Concórdia venceu o NEC por W.O, que equivale a 3x0, ainda não ratificado pela FCF

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Impressões das primeiras rodadas


Depois das duas primeiras rodadas, percebe-se que a Segundona será um campeonato bastante nivelado, com jogos muito duros, disputados. Goleadas irão aparecer, mas, em sua maioria os jogos serão difíceis, até porque o campeonato é longo - todos contra todos em turno e returno - e somar pontos em todas as rodadas é a meta de quem quer subir pra Divisão Principal do ano que vem.

Acredito que os favoritos não devam mudar muito daqui pra frente, ou seja, fico com Juventus, Imbituba, Hercílio Luz e Camboriú. Correndo por fora tem o Concórdia, Porto e Videira. Já quanto ao Joaçaba, o Próspera e o Navegantes, precisam melhorar muito ou brigarão apenas pra não cair.

O que se espera é que não aconteçam mais os vexames proporcionados pelo Navegantes (W.O., banco incompleto, público zero...) e que prevaleçam os times que levarem mais a sério o campeonato.

Para acompanhar notícias e números da segundona, acesse www.futebolsc.com.

20/06 - Juventus 2x1 Videira

Segunda rodada, e segunda vitória do Juventus na segundona. Desta vez em casa, diante de um bom público presente ao João Marcatto. E o time, embora não tenha feito uma partida primorosa, fez o que se esperava dele: o dever de casa, a vitória e os três pontos.

Aliás, em um campeonato com estas características, de pontos corridos e classificação pra quadrangular, é de suma importância se fazer o dever de casa e beliscar pontos fora, mesmo que não seja dando espetáculo, goleando, como fez o Imbituba sobre o Próspera (próximo adversário do Juve em Jaraguá).

O time ainda tem potencial pra evoluir. O trabalho está no começo, e falta entrosamento e um padrão bem definido de jogo. Mas, percebe-se alguns pontos fortes e fracos no time.

O goleiro Darci demonstra muita confiança, dispensa comentários. O lateral-direito Fábio Pará é um jogador que gosta de partir pra cima dos adversários, sem medo, mas, caiu muito no segundo tempo. A dupla de zaga esteve um pouco confusa, de repente Felipe Oliveira, que veio do Sport com boas credenciais, possa ter uma chance. Os dois laterais esquerdos que jogaram não estiveram bem. O meio campo mostrou voluntariedade, mas, a ausência do meia armador Faroni foi muito sentida, e poucas jogadas foram criadas, apesar da boa atuação de Serginho. E o ataque se mostrou eficiente, já que nas chances criadas, marcou dois gols, com destaque para a trama do primeiro gol, um contra-ataque veloz puxado por Lourival.

Quem sabe dois ou três reforços possam dar mais qualidade ao time, embora não haja uma necessidade emergencial. Mas, reforços são bem-vindos principalmente pela longa duração da competição, que, para os finalistas, chegará a 26 jogos até o fim e outubro.

Ficha técnica:
Darci; Fábio Pará, André Freitas, Luiz Eduardo, Mário Cabreúva (Tobias); Marquinho, Edson Galvão, Serginho (Kim) e Danilo; Lourival (Wesley) e Thiago Costa. Técnico: Pingo.
Gols: Danilo, 18 do 1º tempo; Thiago Costa, 42 do 2º tempo.
Cartões amarelos: Edson Galvão, Fábio Pará e Wesley (pendurado com dois cartões).
Público pagante: 531 (borderô FCF)

Foto: Henrique Porto / Avante Esportes

14/06 - Porto 0x1 Juventus


Começou bem a caminhada do Juventus visando o retorno à primeira divisão catarinense. O time é de jogadores desconhecidos mesclados com jovens formados em casa e mostrou que suportou bem as dificuldades que uma segunda divisão apresenta: adversários retrancados, arbitragem ruim...

O Juventus não fez uma grande partida, mas, venceu, e fora de casa, e isso é o que mais importa em um torneio de pontos corridos. O adversário se fechou bem, mas, segundo o treinador juventino, abusa demais da truculência, dificultando muito o jogo para um time mais técnico como o Juve.

Outro fator positivo foi a capacidade física do time, que apesar de estar pouco tempo junto e treinando a parte física, surpreendeu positivamente o preparador da equipe. Aliás, preparo físico pode ser um fator preponderante nesse campeonato, que além de longo, será bastante duro.

Agora, dois jogos seguidos diante da torcida de Jaraguá do Sul, contra adversários do mesmo nível do Porto. Ou seja, é plenamente possível que o Juventus alcance a liderança com 9 pontos em 3 jogos, se fizer o dever de casa, claro. Depois, o adversário programado é o Navegantes, que deve ser a presa mais fácil do campeonato.

Ficha técnica:
Darci; Fábio Pará (Luan), André Freitas, Luiz Eduardo e Mário Cabreúva; Marquinho, Edson Galvão, Danilo e Flávio Faroni; Thiago Costa (Wesley) e Lourival. Técnico: Pingo.
Gol: Wesley, 31 do 2º tempo.
Cartões amarelos: André Freitas, Wesley e Edson Galvão
Cartão vermelho: Flávio Faroni

terça-feira, 23 de junho de 2009

Visão de jogo

Olá, amigos e torcedores catarinenses!
Você que acompanha o futebol de Santa Catarina poderá neste espaço ficar por dentro do que acontece nos campeonatos que movimentam o nosso Estado. Ênfase maior será dada ao nosso Grêmio Esportivo Juventus e os campeonatos de que faz parte. O futsal, os fatos mais relevantes do futebol em geral e outros esportes, também terão espaço. Opinião com visão crítica e informação é o que pretendo passar pra vocês.