terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Brusque vai levando os juventinos


E o Brusque age rápido pra remontar o time após a Copa Santa Catarina, visando o Estadual. Primeiro trouxe o atacante Jônatas, que foi artilheiro da Terceira Divisão com o XV de Outubro, e era dado como reforço certo no Juventus.

Depois, o artilheiro do Juventus na Especial, Lourival, com 12 gols, acertou com o Brusque. Grande perda para o Juventus, já que ele era praticamente unanimidade entre os torcedores como nome para a Divisaõ Principal.

E agora, o zagueirão Cris, campeão com o Juve em 2004, e que foi o xerifão da zaga neste ano durante a Divisão Especial. Outro nome que era unânime entre os torcedores, e é mais um que vai defender o Brusque em 2010.

Não esqueçam que lá no Brusque encontra-se ainda o lateral-direito Pereira, que também é ídolo da torcida do Juventus. Pereira foi pra lá em 2008 e renovou seu contrato.

Não seria exagero dizer então que o Brusque está armando uma "filial" do Juventus? Brincadeiras à parte, o rival do Juventus está se armando bem e promete brigar por uma vaga na Série D.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Juventus vai de Nazareno Silva


Depois da saída de Falcão do comando da diretoria de futebol do Juventus, alegando motivos profissionais e pessoais, os diretores do clube definiram quem será o novo treinador e também quando se iniciarão os treinamentos visando o Catarinense do ano que vem.

A maior dificuldade com o fim da parceria com a Falcão Sports estava na parte financeira, mas, está praticamente certa a continuidade de uma rede de postos de combustíveis, que já estampava sua marca na camisa, mas, agora deverá ser o patrocinador principal do Moleque Travesso. Oficialmente ainda não foi feito o anúncio.

Porém, na manhã da última sexta-feira, na sede do Juventus, ficou definido o novo treinador e a data de início dos treinamentos, já que há jogadores verbalmente acertados com o clube, e deverão ser confirmados nos próximos dias pela diretoria.

A renovação com Pingo era praticamente certa, mas, não houve acerto financeiro. O presidente Ildo Vargas confirmou que o novo treinador será o experiente Nazareno Silva, e os treinamentos iniciarão no dia 28 de dezembro.

Nazareno Silva tem 52 anos, e tem um currículo extenso, incluindo uma passagem anterior pelo Juventus, em 1991, ano em que o clube reestreava na Divisão Principal do Catarinense. No futebol catarinense, Nazareno passou ainda por Figueirense, Tubarão, Tiradentes de Tijucas, Caxias e Brusque.

Fora do Estado, Nazareno dirigiu o Itabaiana-SE, Confiança-SE, Marília, Fluminense de Feira-BA, Bahia de Feira-BA, e mais recentemente o Paysandu.

Notícia no Futebolsc.com

sábado, 19 de dezembro de 2009

Joinville campeão no futsal

Finalmente a Krona/Joinville conquistou um título oficial, em competições profissionais. Até então havia apenas conquistado duas medalhas de ouro nos JASC.

O título catarinense veio pra salvar o ano da Krona, que perdeu todas as competições que havia disputado, em especial o Sulamericano para a Malwee, e a Liga Futsal diante de Floripa.

E o título catarinense veio justamente em cima dessas duas equipes. A Krona eliminou a Malwee na semifinal, na prorrogação. E na final, por pouco o filme de 2007 não se repetiu. Joinville venceu a primeira na capital, mas, acabou perdendo a segunda partida em casa. O regulamento previa mais um jogo, e aí, no terceiro jogo, deu Krona, finalmente campeã de alguma coisa.

Quem sabe agora o time joinvillense encontre o rumo e comece a disputar e vencer campeonatos, e não apenas ser um mero coadjuvante da Malwee e de times gaúchos.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

JEC campeão da Copa SC e Recopa


O Joinville terminou bem o ano de 2009. Depois do frustrante primeiro semestre, o JEC focou na Copa Santa Catarina e colheu os resultados. Montou um time competitivo e faturou o título em cima do Metropolitano, vencendo os dois jogos da final: 2 a 0 em Blumenau e 1 a 0 em Joinville.

Com a vaga na Série D garantida, o JEC jogou ainda a Recopa Sul-Brasileira. Na semifinal bateu o Porto Alegre por 6 a 2, e na final venceu o Serrano de Prudentópolis por 3 a 2. O título da Recopa, na verdade, não valeu nada de concreto, a não ser um prêmio de 40 mil reais.

Em 2010, o JEC deve focar é no segundo semestre, quando vai jogar a Série D. Lá o Joinville deverá buscar o acesso à Série C, sem se preocupar com o que vai acontecer no Catarinense. Mas, colocar isso na cabeça do torcedor de Joinville é um pouco complicado.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Corinthians vence a SC Cup sub-16


O Juventus perdeu todas as partidas que disputou na SC Cup, mas, mesmo assim, o resultado pode ser considerado satisfatório, já que os Molequinhos enfrentaram adversários de peso e muito mais bem estruturados, e mesmo assim, conseguiram mostrar alguns destaques individuais.

Tanto é que os gêmeos Alan e Luan estão de malas prontas para defenderem equipes de ponta. Um deve ir para o Fluminense, e outro para o Corinthians. Há também mais outros dois jogadores que despertaram interesse de grandes clubes.

Esse trabalho de base é o segredo do sucesso dos grandes clubes. O Juventus precisa manter esse trabalho, com ou sem a parceria de Falcão.

A propósito, o campeonato terminou com uma final entre Corinthians e Internacional, que jogaram no João Marcatto, com transmissão ao vivo pela Band local (TVBV) para toda Santa Catarina. O Corinthians venceu por 2 a 0 e ficou com o título.

Tomara que esta competição permaneça no calendário e que continue com Jaraguá como uma das sedes. O público esteve presente em bom número na maioria dos jogos, principalmente pelo bom número de corinthianos e gremistas (na primeira fase) e de colorados (que jogou as finais aqui) que existem na região.

Foto: Piero Regazzi

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Malwee vence Krona/Joinville no Estadual


A Malwee/Cimed largou na frente da Krona, de Joinville, na semifinal do Catarinense de futsal. O time de Jaraguá venceu por 3 a 1 na Arena, com gols de Leco, Lenísio e Falcão. Murilo fez para o time de Joinville. Um empate no domingo, no Centreventos Cao Hansen, classifica a Malwee para a final.

O outro finalista é o Florianópolis, que eliminou o Patrimonial/Águia Seguros, de Concórdia, após um empate em 4 a 4, no oeste, e uma vitória por 6 a 4, na Capital do Estado.

A Malwee busca o 9º título em 11 anos. O Florianópolis foi campeão em 2007 e busca o terceiro título de sua história, enquanto a Krona/Joinville ainda não levantou nenhuma vez o troféu de campeão catarinense, sendo o atual Tetra-vice da competição. O último título de um time joinvillense foi em 1987, quando a SER Tigre superou a hegemonia da Sadia/Concórdia e da Perdigão/Videira.

Confira os últimos 15 campeões estaduais de futsal da divisão principal:
1994: Nerede/Rio do Sul, vice - Sadia/Concórdia
1995: Chapecoense/Chapecó, vice - Criciúma
1996: Tuper (São Bento), vice - Xaxiense/Xaxim
1997: Tuper (São Bento), vice - Xaxiense/Xaxim
1998: Tuper (São Bento), vice - Berlanda/Curitibanos
1999: Breithaupt/AD Jaraguá, vice - Unoesc/São Miguel
2000: Breithaupt/AD Jaraguá, vice - Tuper/São Bento
2001: AABB/Chapecó, vice - Anjo Química/Criciúma
2002: Malwee/AD Jaraguá, vice - Anjo Química/Criciúma
2003: Malwee/AD Jaraguá, vice - Anjo Química/Criciúma
2004: Malwee/AD Jaraguá, vice - Itamirim/Itajaí
2005: Malwee/AD Jaraguá, vice - Krona/Joinville EC
2006: Malwee/AD Jaraguá, vice - Krona/Joinville EC
2007: Colegial/Florianópolis, vice - Krona/Joinville EC
2008: Malwee/AD Jaraguá, vice - Krona/Joinville EC

SC Cup sub-16


Desde sexta-feira a bola rola em Santa Catarina pela SC Cup sub-16 / Taça Governador do Estado. 18 clubes em 3 chaves de 6 disputam o principal torneio juvenil do Brasil, que está em sua oitava edição.

Jaraguá do Sul é uma das sedes. Aqui jogam os times do Grupo C, Corinthians, Grêmio, Vasco, Atlético Paranaense, Bahia e o nosso Juventus. Uma chave bastante forte. As finais, com os times das outras duas chaves, serão aqui também. Internacional, Palmeiras, Cruzeiro, Vitória e Coritiba lideram as outras chaves até o momento.

Sexta o Juve perdeu de virada para o Corinthians: 3 a 2. No intervalo o jogo estava 2 a 0 para o Moleque Travesso. No sábado, num jogo pegado, com 4 expulsões, o Juventus perdeu por 2 a 1 para o Grêmio. E no domingo, o Vasco não deu chances: 4 a 1 no Juve, porém, o primeiro tempo foi equilibrado e o Juventus teve boas chances, apesar de ter ido para o vestiário perdendo por 1 gol de diferença. No jogo desta segunda-feira, o Juventus chegou a empatar em 2 a 2 com o Atlético, mas, no final sucumbiu e perdeu por 5 a 2, estando definitivamente eliminado da competição, assim como o Bahia. O lado físico pesa a favor dos adversários, principalmente na etapa final.

O título não vem, mas, o que importa é que os garotos da base do Juventus estão enfrentando de igual pra igual equipes infinitamente mais bem estruturadas e tradicionais: Corinthians é o atual campeão da Copa SP Junior, Grêmio é o atual Campeão Brasileiro Sub-20, e o Atlético-PR é um dos clubes mais bem estruturados do país.

Alguns jogadores chegaram a se destacar, podendo chamar atenção de empresários e dos próprios clubes adversários, em especial o atacante Luan, que chegou a ser titular em dois jogos durante a Divisão Especial no time principal.

Para refrescar a memória da galera, em 2006 o Juventus já disputou essa competição. Na ocasião, o Juve foi o melhor dentre os oito catarinenses que estavam na briga, chegando até a medalha de Bronze (3º lugar), ao cair na semifinal nos pênaltis diante da Seleção do Paraguai. Naquele time o Juventus tinha Medina, hoje no Avaí, além de Dieguinho, Tomaselli e Baiano, que integraram o time principal em 2007.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Seleção da Divisão Especial


Foto: CFZ Imbituba - Darci (amarelo) do Juventus venceu Adilson do Imbituba por 1 voto.

A votação promovida na comunidade do orkut da Divisão Especial foi encerrada. A galera que comenta os times da segundona votou e elegeu os destaques do campeonato.

Os "titulares", mais bem votados em cada posição: Darci (Juventus - 29%); Diego Pitbull (Imbituba - 42%), China (Porto - 24%), Téio (Imbituba - 24%) e Julinho (Imbituba - 39%); Alex Albert (Imbituba - 30%), Serginho (Juventus - 28%), Alex (Porto - 32%) e Fusca (H.Luz - 23%); Allan (Imbituba - 31%) e Lourival (Juventus - 22%). Técnico: Joceli dos Santos (Imbituba - 44%)

Os "reservas", que ficaram imediatamente atrás na votação: Adilson (Imbituba - 26%); Fábio Pará (Juventus - 39%), Michel Nunes (Imbituba -19%), Renato Tilão (H.Luz - 17%) e Ruan (Camboriú - 28%); Willian Feijó (Imbituba - 21%), Marquinho (Juventus - 7%), Dudu (Imbituba - 19%) e Danilo (Juventus - 14%); Edson Bugrão (H.Luz - 19%) e Renato (H.Luz - 15%). Técnico: Osmar Magalhães (Porto-Joaçaba-H.Luz - 44%).

Revelação: Tiago (H.Luz - 39%), Fábio Pará (Juventus - 28%). Também mencionados como revelação: Leonardo (Imbituba), Alex (Porto), Diego Pitbull e Allan (Imbituba), Dadá (Porto).

Da seleção que eu havia colocado há alguns dias atrás, apenas dois nomes não aparecem, dando lugar à outros dois: Cris (Juventus) e Guilbert (Concórdia) que deram lugar para Renato Tilão (H.Luz) e Renato (H.Luz), respectivamente.

Estão aí bons nomes para os clubes que disputarão a Divisão Principal do Catarinense a partir de janeiro de 2010.

Avaí termina em sexto


Parabéns ao Avaí pela campanha na Série A. O Sexto lugar num campeonato equilibrado e recheado de estrelas como foi este é pra ser comemorado, mesmo que faltaram apenas 5 pontos pro Leão chegar na Libertadores, pontos estes desperdiçados em vários empates.

Logo na sua reestreia depois de 30 anos longe da elite, o Leão consolidou-se como o time catarinense de melhor campanha na primeira divisão em todos os tempos. O Figueira foi o sétimo em 2006, o Joinville foi o oitavo em 1985, e o Criciúma foi o nono em 1986.

O campeão foi o Flamengo, que liderou apenas duas rodadas, justamente nas duas últimas. Inter, vice, São Paulo, 3º, e Cruzeiro, 4º, estão na Libertadores, e o Palmeiras, em 5º, ficou de fora da festa. Coritiba, Santo André, Náutico e Sport caíram. Flu e Fogão escaparam milagrosamente. E o Coringão assistiu de camarote a briga.

2010 promete....

sábado, 5 de dezembro de 2009

Falcão saindo do Juventus


Foto: Henrique Porto - Avante Esportes

A notícia da semana foi o anúncio da saída de Falcão da gerência de futebol do Juventus. Durante esta semana agora ele deve se reunir com o presidente do clube, Ildo Vargas, que diz ter sido pego de surpresa pelo craque da Malwee.

Falcão diz que cumpriu a meta de recolocar o Juventus na primeira divisão, mas, que a sua intenção era sair apenas depois de jogar esta primeira divisão. Mas, a diretoria da Malwee pediu, e ele mesmo ficou descontente com algumas situações e disse que não vai mais atuar como "manager" do futebol do Juventus.

Falcão alegou como principais motivos, o fato de que não estava mais tendo tempo para sua família, seu rendimento na Malwee estava sendo atrapalhado, além da questão financeira devido à paralisação da competição, o que inclusive deixou alguns salários atrasados. Falcão também falou que antigos credores do clube bateram na porta de sua loja para cobrar as dívidas.

Ele deve atuar agora apenas como "conselheiro", dando dicas e contatos de jogadores, patrocinadores e profissinonais. Falcão chegou a dizer que a semente foi lançada, e que agora o Juventus precisa caminhar pelas próprias pernas.

No meio desse turbilhão, também saiu a notícia de que o auxiliar e treinador dos juvenis, Biro Biro, pediu demissão alegando atraso no salário. O diretor Edson Morelli confirmou, mas, ressaltou que os débitos estão sendo saldados. Morelli, aliás, disse que pretende continuar no futebol do Juventus.

Joinville desenterra o sapo da Arena


Finalmente o JEC conquistou algo importante dentro da Arena. Depois de ficar de fora do Brasileiro desde 2007, a conquista da Copa Santa Catarina na Arena, diante do Metropolitano, recolocou o tricolor no cenário nacional, mesmo que seja a Quarta Divisão.

Diziam que tinha um sapo enterrado na Arena, que coincidentemente foi construída numa antiga área pantanosa...Parece que o sapo foi desenterrado, e atropelado. O Metrô, todo de verde, representou bem esse papel. Brincadeiras à parte, parabéns também ao Verdão de Blumenau que levou à sério o campeonato e quase desbancou o JEC.

Vitória em Blumenau por 2 a 0, e vitória em Joinville por 1 a 0. O JEC ainda tem o que melhorar se quiser ficar com o título estadual, mas, levando em consideração que os outros estão em formação, e a dupla da capital deve perder vários jogadores, o tricolor é um candidato ao título sim.

Mas, independente disso, o foco do JEC deverá ser a Série D, onde deverá se espelhar na Chapecoense, que subiu da D para a C.

Foto: Jornal ANotícia