terça-feira, 24 de novembro de 2009

Missão cumprida (Coluna Futebolsc.com)


Apesar do vice-campeonato com uma derrota sonora sofrida na última partida das finais, o ano de 2009 é de muita alegria para o futebol do Juventus.

Os objetivos traçados no início da temporada foram cumpridos. O time júnior revelou bons nomes e faturou o Estadual da categoria. E o time principal conquistou uma das duas vagas para a elite do futebol catarinense em 2010.

Altos e baixos fizeram parte da campanha, mas, ao final, o trabalho sério feito pela nova diretoria foi coroado. Erros e acertos fizeram parte também, e agora deve ser feita um análise do que foi feito até agora, para melhorar alguns pontos para 2010, já que uma coisa é montar um time para a Segundona, outra, é para o Catarinão.

Com o planejamento dando certo até o momento, Falcão espera atrair novos parceiros para que o Juventus possa montar um time competitivo, que possa buscar a vaga no Brasileiro, e não apenas fugir do rebaixamento.

Do time atual, acredito que no máximo 10 jogadores possam permanecer, e para compor o elenco. O restante terá de ser trazido de fora, e em sua grande maioria terá de vir para ser titular, pois ficou claro que o Juventus ainda não tem um time em condições de fazer bonito no estadual.

Quanto à comissão técnica, apesar do acesso, Pingo é questionado entre a torcida, que, pela falta de experiência do treinador, não sente total confiança nele. Mas, tem tudo para ele continuar na equipe, já que Falcão deu a entender que confia nele.

Objetivos - Dentro do catarinense de 2010 penso que o Juventus terá de focar em 4 adversários (considerando que o JEC conquiste a Copa SC e uma vaga na Série D): Metropolitano, Brusque, Atlético-IB e Imbituba. Se ficar na frente destes 4, mesmo que fique em 6º, estará no Brasileiro da Série D. Ficando na frente de pelo menos dois deles, a permanência na elite catarinense estará assegurada.

Destes 4, hoje, penso que o Metropolitano é o mais forte, e até tem condições de competir com Joinville e Criciúma, por exemplo. Já Brusque, e principalmente o Atlético, estão com times bem abaixo de temporadas anteriores. O Imbituba nós já conhecemos bem, e apesar de ter um time bem armado, deve perder algumas peças, o que obrigará uma reformulação no time se quiserem brigar por vaga no Brasileiro.

Nenhum comentário: