sábado, 21 de novembro de 2009

O que vier é lucro


Depois de cumprir a sua missão de voltar à Divisão Principal do futebol catarinense, o Juventus passou a decidir o título da segundona com o Imbituba. No primeiro jogo, no João Marcatto, o Juve jogou com muitos desfalques e acabou perdendo por 2 a 0.

Muitos acham que o Juve tem a obrigação de ser campeão. Discordo. Ser campeão ou vice dessa segundona não vai alterar em nada a situação do clube. A Federação não dará uma premiação em dinheiro para o campeão, como acontece em grandes torneios mundo afora. Claro que seria bacana, mais um título, mais um troféu....

Mas, o título, por outro lado, pode iludir a todos, fazendo achar que o time está pronto para a primeira divisão. Vimos nesta primeira final que o Imbituba tem um time superior e deve ficar com o título, embora também não tenha o time pronto pra primeira divisão.

Ser vice não será tão ruim. Pela tabela da Primeirona de 2010 que foi publicada nesta semana, o "Especial 2", que é o vice da segundona, terá mais jogos televisionados do que o "Especial 1", por exemplo.

São vários os exemplos no futebol brasileiro de que não é essencial ser campeão nas divisões de acesso quando já se conquistou o objetivo de subir. O Figueirense foi vice na Série B em 2001 atrás do Paysandu, porém, o time do Pará caiu dois anos depois enquanto o Figueira, sem o título, ficou na Série A por 7 anos. O Criciúma ganhou Séries B e C, a última em cima do Vitória-BA, e vejam onde está hoje o Tigre e onde está o Vitória. Ou seja, ser campeão da segundona é até legal, mas, é apenas simbólico.

A missão foi cumprida. O que acontecer neste domingo lá em Imbituba já será lucro, sendo campeão ou vice. O próximo passo agora é iniciar os trabalhos visando 2010. O objetivo agora é permanecer na elite e brigar por uma vaga na Série D, contra Metropolitano, Brusque, Ibirama e Imbituba.

Garanto que caso o Imbituba seja campeão, e depois venha a ser rebaixado logo em seguida, e o Juventus como vice-campeão consiga permanecer na primeira pra 2011, ninguém vai se lamentar por ter sido vice em 2009...

Nenhum comentário: