quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Jaraguá do Sul na Seleção de Dunga

Foto: Divulgação CBF

Ontem aconteceu a estreia do lateral-esquerdo Filipe, chamado por alguns de Filipe Luis. O lateral do La Coruña já vinha sendo convocado desde Agosto, mas, ainda não havia entrado em campo. E na partida de despedida das eliminatórias, contra a Venezuela, em Campo Grande-MS, Filipe fez sua estreia e levou Jaraguá do Sul de volta à Seleção Brasileira depois de 39 anos (em 1970, o goleiro jaraguaense Ado esteve na Copa do México).

Dunga sacou André Santos e colocou Filipe como titular. O início foi meio tímido, nervoso, e o esquema defensivo ao extremo da Venezuela inibiu o camisa 6 de subir ao ataque, na sua melhor característica. Porém, em contrapartida ele se postou muito bem na parte defensiva.

Aos poucos ele foi se soltando, porém, sem fazer uma atuação exuberante. Mostrou que é um ótimo cruzador de bolas, e bate escanteios como ninguém. Inclusive, uma das melhores chances do jogo saiu dos pés do Filipe, que colocou a bola na cabeça de Gilberto Silva, que carimbou a trave, isto já no segundo tempo.

Aos 30 minutos da etapa final, ele foi substituído pelo meia-esquerda Alex. Foram 75 minutos para quebrar o gelo do jaraguaense. Pena que o placar ficou no 0 a 0, o que foi muito injusto ao meu ver.

Ele mostrou personalidade (palavra de Galvão Bueno na transmissão) e potencial. Precisa de mais alguma chance para se firmar definitivamente. Para que Filipe, e até o André Santos, tenha um desempenho à altura de suas atuações na Liga Espanhola, quem sabe se Dunga conseguir encaixar algum jogador pelo meio que caia mais pela esquerda, assim como o lateral-direito Maicon tem Elano, Felipe Melo, Daniel Alves, que caem por ali e o ajudam bastante.

No resumo da ópera, embora a atuação não tenha sido exuberante, acredito que ele jogou um futebol regular, da mesma forma que André Santos, que apesar de já ter feito 9 ou 10 partidas, não mostrou nada a mais do que o Filipe, que fez apenas 75 minutos. Enfim, Dunga ainda deve ter um pouco de dúvida sobre quem levar pra Copa, embora eu ache que os dois tenham mais chances que os que não vinham sendo chamados, até porque serão apenas 3 amistosos até a Copa, ou seja, pouco tempo pra alguém mostrar alguma coisa a mais.

Nenhum comentário: