quinta-feira, 2 de julho de 2009

[OFF] Corinthians tricampeão da Copa do Brasil


E a Copa do Brasil conheceu seu novo tri-campeão: o Corinthians. O alvinegro conquistou merecidamente e com autoridade o título e a vaga na Libertadores de 2010, ano do centenário do todo-poderoso.

Nem mesmo o Beira-rio lotado, a pressão extra-campo criada pelos dirigentes juvenis do Inter (onde já se viu dirigente entrar na onda de torcedor), e a pecha de "melhor do Brasil" dada por parte da imprensa ao time gaúcho. Nada foi capaz de deter o time - senão o melhor - mais bem montado e em melhor fase no país.

2 a 0 no jogo de ida, e com 45 minutos do segundo jogo, 2 a 0 novamente. No fim ainda dois gols sofridos e um 2 a 2, que veio mais por relaxamento do que por merecimento do adversário, que estava visivelmente nervoso em campo.

As coincidências numéricas a favor do Corinthians prevaleceram:
-nesta Copa do Brasil, não tomou gol em casa e sempre marcou gol fora de casa;
-pela segunda vez na história chega a final por dois anos seguidos - 2001/02, 2008/09, sempre perdendo a primeira e ganhando a segunda;
-dos três títulos, todos foram comemorados fora de casa, dois deles em Porto Alegre.

Tudo isso é fruto de um trabalho muito bem feito comandado pelo treinador Mano Menezes, que no seu início de carreira, era apenas mais um treinador da escola gaúcha. Foi crescendo aos poucos, ganhou chance nos grandes, aproveitou-as, e hoje está no topo mais uma vez. Estes títulos que o Corinthians conquistou em 2009, começaram a serem ganhos quando Mano iniciou a montagem deste time já em 2008, antes da Série B. De lá para cá o time pouco mudou, o que indica que a continuidade de um trabalho é um dos segredos para o sucesso. Fica a lição para os times catarinenses: continuidade...

Nenhum comentário: